Início > Notícias > Semana do Meio Ambiente 2019

Semana do Meio Ambiente 2019

Publicado: Quinta, 06 Junho 2019 18:34 | Acessos: 835

Evento discute a gestão ambiental no Pará e o desenvolvimento de territórios sustentáveis.

Com o tema "Gestão Ambiental no Pará: Desenvolvendo Territórios Sustentáveis”, o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS) realizaram nesta quarta-feira, 05 de junho, o início das apresentações dos painéis temáticos da Semana do Meio Ambiente/2019. O evento, que segue até o dia 08 de junho, apresentou exposições sobre o ordenamento da gestão ambiental, barragens e rejeitos na região amazônica, e sobre populações tradicionais.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, pelo Secretário da SEMAS, Mauro O’ de Almeida, pelo Diretor do NUMA, Gilberto Rocha, e pelo representante do Ideflor-Bio, Julio Meyer. Na ocasião, a mesa apresentou as dificuldades e perspectivas da gestão ambiental de cada Instituição.

Para o Diretor do NUMA, professor Gilberto de Miranda Rocha, a programação promovida pelo Núcleo de Meio Ambiente tem sido uma grande oportunidade para que seja aprofundado o diálogo entre a academia e a gestão pública, em favor de tornar a sociedade mais sustentável.

Painéis temáticos - No primeiro painel do dia, as professoras Maria do Socorro Flores (NUMA/UFPA), Maximira Costa da Silva (SEMAS) e Rosa Maria de Luz Mendes (SEMAS) dialogaram sobre o "Ordenamento, regularização e municipalização da gestão ambiental".

“A Semana do Meio Ambiente NUMA/SEMAS está sendo um espaço excelente para as discussões sobre o meio ambiente, sobretudo pelos temas recorrentes na atualidade. Esta é uma ótima oportunidade para a ampliação da visão sobre a Educação Ambiental, tema importantíssimo para nós nos empoderarmos sobre o compromisso de contribuir com o meio”, ressaltou Charles Cardoso, Diretor Geral do Instituto Lá no Mangue da Cidade, do município de Curuçá, que está participando do evento.

A tarde seguiu com a apresentação dos painéis "Barragens de rejeitos de mineração no Pará e na Amazônia: cenários e desafios", com a participação de Rodolpho Zahluth Bastos (SEMAS), Shirley Prata (SEMAS), Rosa Maria da Luz Mendes (SEMAS) e André Farias (UFPA), e a sequência "Populações Tradicionais: saberes locais e desenvolvimento sustentável", em memória ao professor Sérgio Cardoso de Moraes, com a presença de Otávio do Canto (UFPA), Júlio Meyer (Idelfror-Bio) e Haydee Marinho (SEMAS).

Programação - A programação técnico-científica segue até sexta-feira, dia 07, no CEAMAZOM (UFPA), com participação aberta a todos os interessados. No dia 08, sábado, a programação será encerrada no Parque do Utinga com atividades lúdicas para o público infantil. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no local do evento. Veja a programação completa aqui.

Texto: Assessoria NUMA/UFPA