Início > Notícias > Minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)"

Publicado: Sexta, 21 Setembro 2018 12:10 | Acessos: 1723

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e o Grupo de Pesquisa Tauã da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram no dia 14 de setembro de 2018 o Minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)".

O minicurso teve como objetivo capacitar estudantes e profissionais na análise da viabilidade econômica de sistemas de produção integrados, carga horária de 8h. Na parte da manhã as aulas teóricas trataram dos principais conceitos sobre o tema, políticas públicas de acesso ao crédito e os instrumentos econômicos voltados para esse tipo de atividade. No período da tarde foi realizada atividade prática, utilizando o banco de dados do projeto Biomas e a planilha Amazon SAF desenvolvida pelos pesquisadores George Amaro e Marcelo Francia Arco-Verde da Embrapa.

As aulas foram realizadas no campus da UFPA em Belém, no NUMA e INEAF e foram ministradas pela Profa. Dra. Rosana Quaresma Maneschy (NUMA-UFPA) com apoio da estudante de ciências econômicas Jaqueline Fontel de Queiroz (Bolsista PIBIC-UFPA) e do mestrando Igor Fernandes (Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local).

O mestrando falou sobre as vantagens da adoção de sistemas de ILPF e as políticas públicas relacionadas a esses sistemas de produção. A bolsista de iniciação científica apresentou os principais indicadores utilizados em análises financeiras.

O minicurso teve apoio do Projeto Biomas, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa Amazônia Oriental e Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF).

O minicurso também será ministrado durante o 14 Encontro Regional das Agrárias (ERA), a ser realizado em Marabá-Pa pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) de 17 a 20 de outubro de 2018. Inscrições em: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/…/evento/era2018